Nvidia revela inovações tecnológicas em meio ao crescimento da IA 

Na última terça-feira (18), Jensen Huang, fundador da multinacional americana Nvidia, revelou novos chips de última geração voltados para a inteligência artificial (IA) e minimizou a ameaça representada pela chinesa DeepSeek no competitivo mercado de IA. 

Durante a conferência anual da Nvidia para desenvolvedores, realizada no Vale do Silício, Huang, que nasceu em Taiwan, fez uma apresentação de mais de duas horas para uma audiência de mais de 20.000 pessoas. Ele compartilhou os mais recentes avanços da empresa, que experimentou um crescimento acelerado graças ao crescente interesse pela IA, que depende de seus microchips e placas de vídeo para avançar. 

O executivo destacou as atualizações da linha de GPUs Blackwell e apresentou novos hardwares e softwares voltados para robótica e telecomunicações. Entre os principais anúncios, Huang destacou uma parceria com a montadora americana General Motors, focada no desenvolvimento de veículos autônomos, que utilizarão um sistema da Nvidia capaz de realizar mais de 1 trilhão de operações por segundo. 

Huang também anunciou um projeto em telecomunicações, em colaboração com a T-Mobile e a Cisco Systems, para desenvolver equipamentos que suportem a IA em redes de comunicação 6G. 

O crescente sucesso da IA impulsionou as ações da Nvidia a novos patamares, embora a empresa tenha enfrentado dificuldades no início do ano, devido a um aumento nas vendas impulsionado pelo sucesso da startup chinesa DeepSeek e pela instabilidade provocada pela guerra tarifária iniciada pelo governo americano. 

O então presidente Donald Trump ameaçou impor tarifas adicionais sobre chips importados para os Estados Unidos, o que aumentou a pressão sobre a Nvidia, que depende de componentes vindos de fora. Além disso, a empresa enfrenta barreiras à exportação de seus produtos de ponta para a China, um de seus principais mercados, devido aos esforços do governo dos EUA para conter o avanço chinês em tecnologias estratégicas. 

Desde que Trump iniciou seu segundo mandato, em 20 de janeiro, as ações da Nvidia caíram 17% na bolsa de valores. No entanto, a empresa registrou uma receita de US$ 130,5 bilhões (cerca de R$ 742 bilhões) no ano passado, impulsionada pela altíssima demanda por seus chips em centros de dados de IA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *